quinta-feira, 31 de maio de 2012

O CAPS E A INFORMATIZAÇÃO

Vem acontecendo semanalmente na Biblioteca Municipal de Farias Brito, oficinas de informática com os usuários do CAPS, as quais estão sendo coordenadas pela monitora Michele de Brito e tem como objetivo a inclusão digital dos mesmos de forma efetiva.




O CAPS DÁ SUA CONTRIBUIÇÃO AO CURSO DE RECEPCIONISTA EM SERVIÇOS DE SAÚDE.

Esse curso está sendo oferecido pelo SENAC. – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em parceria com a Prefeitura Municipal de Farias Brito e está sendo ministrado pela enfermeira Vanessa Áurea Batista. Acontece todas as tardes, nas dependências da casa do idoso e no dia 29 de maio as profissionais do CAPS, a psicóloga Maria José Gomes e a terapeuta ocupacional Maria Lucíola Colares de Melo falaram um pouco sobre saúde mental, além de discorrerem sobre o funcionamento do CAPS, reforçando com isso, a importância do acolhimento, respeito e do combate ao preconceito com relação as pessoas em sofrimento psíquico.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES

Nesta terça-feira dia 29 de maio, aconteceu a comemoração do dia das MÃES, na sede do CAPS, com a realização de uma missa. Foi um acontecimento simples, porém marcante e significativo onde o celebrante Padre Adaumiram Vasconcelos com muita sensibilidade falou sobre a questão das diferenças e da importância da família na vida de cada ser humano. Após a celebração litúrgica, foram entregues brindes e realizados sorteios de presentes doados pela população Farasbritense, a quem o CAPS agradece pela solidariedade que se repete ao longo dos sete anos de funcionamento do serviço. Seguindo a comemoração, foi servido um coquetel aos participantes.




















A ARTETERAPIA COMO RECURSO TERAPÊUTICO













Aconteceu no mês de abril, na sede do CAPS, a primeira oficina de arte terapia com o grupo RENASCER (grupo realizado pela Secretaria de Ação Social com pessoas acometidas de algum tipo de câncer). Essa oficina foi coordenada pela terapeuta ocupacional, especialista em arteterapia Maria Lucíola Colares de Melo, objetivando promover a descoberta de potencialidades dos mesmos, contribuindo assim, para melhorar a autoestima. Estiveram presentes  as coordenadoras do projeto a assistente social Cimara Correia Oliveira e a enfermeira Uiara Francelino.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

OS CAPS DO CARIRI REALIZAM EVENTO EM ALUSÃO AO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL


O Dia da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, representa uma reivindicação antiga de familiares e trabalhadores da saúde que defendem a reorientação do modelo de atenção à saúde mental no Brasil. Em substituição ao modelo hospitalar, foram criados no país, no final da década de 80, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo deste novo modelo de tratamento é oferecer um tratamento mais humanizado,  fortalecer e preservar os laços sociais e familiares das pessoas atendidas por meio de atividades de inserção na comunidade em que vivem, diferente dos manicômios onde os pacientes são privados do convívio social.
A Região Metropolitana do Cariri comemorou esse dia com a realização de um grande evento,organizado pelo CAPS Crato, que contou com a participação do CAPS Farias Brito, CAPS Juazeiro, CAPS Barbalha e a Faculdade Leão Sampaio, onde se fizeram presentes usuários, familiares, profissionais , estudantes e a comunidade em geral.Foi um momento muito importante para  a Saúde Mental do Cariri, pois pode-se levar a mensagem a sociedade caririense que a pessoa com sofrimento psíquico deve ser tratada com respeito e dignidade e que devemos desmistificar todo o preconceito e estigma que os cerca, acabando assim com a segregação e exclusão social. Nessa oportunidade os usuários puderam mostrar os seus talentos através de atividades artísticas.