quarta-feira, 31 de agosto de 2011

FARIAS BRITO E A ATENÇÃO Á SAÚDE MENTAL!!!

              O Município de Farias Brito , situado no Sul do Ceará, porta de entrada da região metropolitana do cariri, distante a 470 km da capital; com contingente populacional de aproximadamente 20.000 habitantes, sempre preocupado com a qualidade dos serviços públicos oferecidos a população, principalmente em relação à saúde, aderiu ao movimento de Reforma na assistência as pessoas portadoras de algum sofrimento mental e em 2005 implantou um CAPS.
               Dentro dessa nova concepção, o trabalho é desenvolvido não só com o indivíduo e seu sofrer psíquico, mas também com a comunidade onde está inserido e toda sua cultura, considerando sua forma de viver e realcionar-se com o seu entorno, buscando intensificar a participação cidadã e a sua identidade social, entendendo que os indivíduos possuem necessidades específicas.
              “Assim as prioridades da assistência são estabelecidas por meio de outros critérios, que não da prática psiquiátrica clássica. Procuram olhar o sujeito ao invés da doença, trabalhar com a situação de vida das pessoas e seu ambiente sócio-familiar, com objetivo de proporcionar hospitalidade, afetividade e socialização ao invés de isolamento. Buscam estabelecer um acompanhamento atento do movimento dos usuários nos projetos terapêuticos para valorização da capacidade deles de intervir no cotidiano institucional e , por conseguinte, no tecido social” (Oliveira 2002).
              Face tamanha complexidade, é necessário combinar e integrar vários saberes na articulação de meios e ações que promovam a saúde da população. Este é o modo de atuação da equipe interdisciplinar do CAPS de Farias Brito, através de redes intersetoriais – articulados com o conjunto de organizações governamentais e informais, comunidade, setor privado, serviços, programas sociais, priorizando o atendimento de modo a atender as necessidades dos segmentos socialmente vulneráveis.
          Dessa maneira, a promoção da saúde mental se direciona para uma compreensão e atuação mais abrangente, onde o conceito de saúde está intrinsicamente ligado com as estratégias de desenvolvimento local, de educação, social e de empoderamento do sujeito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário