A Secretaria de Saúde, através do CAPS de Farias Brito, em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria da Assistência Social, em agosto de 2011 implantou o projeto SAÙDE MENTAL UMA CONSTRUÇÂO COTIDIANA, que está sendo desenvolvido nas escolas do Município (inicialmente na escola Paes de Andrade) e tem como objetivo trabalhar com professores, pais e alunos, temas relevantes sobre saúde mental. O projeto teve início com uma breve capacitação para os professores na qual procurou-se sensibilizá-los e orientá-los para que possam, de maneira efetiva, detectar precocemente e lidar adequadamente com as situações de sofrimento psíquico vivenciado pelos alunos, oferecendo apoio primário e encaminhamento para os profissionais especializados O exercício das ações intersetoriais pode contribuir significativamente para qualificar o trabalho dos educadores e dar a tranquilidade necessária para acolher as necessidades dos estudantes e da comunidade, superando a prática de buscar rótulos para lidar com o que é diferente. Dando continuidade ao projeto, no dia 17 de novembro iniciou-se o trabalho com os alunos dessa escola utilizando para tanto, o TEATRO com uma peça mundialmente conhecida: ROMEU E JULIETA, encenada pelo grupo de teatro dreens, formado por adolescentes de Farias Brito, coordenados pela professora Maria Gonçalves (LOURINHA) e tendo como objetivo discutir a cerca das temáticas abordadas na peça, que remetiam a questões relacionadas à saúde mental. Este momento se mostrou muito valioso pois possibilitou falar dos assuntos delicados levantados pela estória clássica destes dois adolescentes e ainda foi possível falar um pouco sobre a importância do trabalho realizado no CAPS, contribuindo assim para desmistificar a imagem de “louco” que se encontra arraigada no imaginário das pessoas, principalmente dos adolescentes e quebrar um pouco a resistência que eles têm em procurar um aconselhamento psicoterápico.Nesse momento estiveram presentes profissionais do CAPS e do CRAS,como também os professores. Todo esse processo, no qual se articula a rede de apoio assistencial à população como um todo, e mais especificamente a área da educação, está intrinsecamente relacionada com a profunda mudança paradigmática em relação á saúde mental, abrindo um campo comum de práxis e de diálogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário